É mais fácil odiar do que amar

 

Penso nisso às vezes, no entanto, gostaria de me lembrar com uma maior frequência, que amar algo, alguém, é muito mais difícil, é laborioso, necessita-se de dedicação, paciência e até mesmo coragem. Quando digo que amar é difícil, me referencio principalmente a ação de amar aquilo que se não gosta, alguém com quem se discorda, amar o que se gosta é muitas vezes mais fácil. No entanto, caro leitor, cara leitora, sei bem que mesmo amar o que (ou quem) se gosta pode ser complicado às vezes (risos).


Quando faço essa comparação sobre amor e ódio, não estou dizendo necessariamente a respeito do amor romântico (amor Eros, para os antigos gregos), mas sim do amor ao ser humano, ao respeito universal, a compaixão. É difícil tolerar uma pessoa que te provoca raiva, indignação e desgosto, quem dirá ter compaixão por. E é por aí que vamos continuar.


Não se engane que quando falo sobre isso sou uma pessoa evoluída nesse ponto, ainda tenho uma longa jornada para desenvolver tal habilidade. No entanto, sigo buscando, talvez assim como você. Outro ponto importante, é que quando falo amar o outro, ter compaixão pelo outro, não estou dizendo em passar pano sobre suas ações e erros, o ponto não é esse, mas sim evitar alimentar o ódio e desumanizar o outro.


Por fim, deixo aqui com vocês uma frase que me inspirou a pensar no tema de hoje, love them more (“ame-os mais”), quando encontrar alguém que desperta o ódio em vocês, ame-os mais, pois talvez, são esses que precisam de mais amor e compaixão da gente.


Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso saber que existe e que é possível

Sobre a tal grama verde do vizinho

Preste atenção no agora